Não se pode dizer que o resultado deste sábado foi justo. Jogando com uma série de atletas jovens, a maioria com 17 e 18 anos, a CORTIANA/UCS/AFF soube superar a falta de entrosamento e de experiência dos atletas e realizou uma boa apresentação. Na primeira etapa o jogo até foi equilibrado. A péssima atuação da arbitragem contribuiu diretamente para o placar. Em uma jogada ofensiva, o árbitro não marcou uma falta clara para a CORTIANA/UCS/AFF. No contra-ataque, foi marcada uma falta inexistente para o São Caetano. Como havia cometido cinco faltas, a CORTIANA/UCS/AFF teve tiro-livre contra si. Felipe cobrou e fez o gol do São Caetano.
No segundo tempo o panorama da partida mudou. Foi um verdadeiro massacre. A CORTIANA/UCS/AFF empilhou chances de gol. Foram três bolas no poste e pelo menos três grandes defesas do goleiro Higor. Tamanha pressão resultou no gol de empate, assinalado por Poletto. Até o final, a CORTIANA/UCS/AFF seguiu pressionando, mas não conseguiu furar o bloqueio adversário.
A primeira fase da Liga terminou sob avaliação positiva para a CORTIANA/UCS/AFF. Foram conquistados 36 pontos, em 19 jogos. O aproveitamento do time de Farroupilha foi de 63,15%. Foram marcados 69 gols e sofridos 48. O saldo de gols ficou em 21 positivo. Foram 10 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Maicky é o artilheiro da equipe e vice da competição, com 16 gols. Valdin vem na sequência, com 15 gols marcados. Os adversários da próxima fase serão: Malwee, Teresópolis, Joinville, Minas e Ulbra. Das seis equipes da chave, quatro se classificam para as quartas-de-final.
A Liga pára por cerca de 15 dias, em função da participação da seleção brasileira do Grand Prix e no sul-americano de Futsal. O período será aproveitado para a recuperação de alguns atletas importantes da CORTIANA/UCS/AFF, casos de Ricardinho e Índio, por exemplo. Também nesse período, a Federação Gaúcha de Futsal deve marcar alguns jogos pelo gauchão para a CORTIANA/UCS/AFF.
Ficha Técnica:
LIGA NACIONAL DE FUTSAL