quarta-feira, 30 de abril de 2008

Brasil/FA enfrenta o Porto Alegre, em busca da segunda vitória seguida


O Brasil de Farroupilha está pronto para enfrentar o Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira, na capital gaúcha. Será o segundo jogo do time farroupilhense na segunda fase do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. Na primeira partida, vitória sobre o Glória por 2 a 1, de virada. Um empate nesta quinta não é considerado um mau resultado.

Na manhã desta terça-feira, o técnico Nairo Pivatto comandou o último trabalho visando o confronto. O time deve começar a partida com: Rodrigo Rocha; Rogerinho, Gean, Thiago Martins e Edinho; Sidney, Odair, Sandro Fraga e Diógenes; Vilson e Lima. O Porto Alegre foi adversário do Brasil na 1ª fase e permanece invicto nos confrontos diretos entre as equipes. A única derrota do Brasil foi justamente para o Porto Alegre, no estádio do jogo desta quinta, por 1 a 0, na 1 ª rodada.

A partida entre Porto Alegre e Brasil terá arbitragem de Dejalmo de Oliveira, auxiliado por Carlos dos Santos Bittencourt e Édson José Arnhold. O jogo começa às 3 da tarde, no Estádio Parque do Lami, na zona sul de Porto Alegre. A Rádio Miriam AM 1160 transmite ao vivo.

CORTIANA/UCS/AFF terá time misto diante da AGEL nesta quinta

A CORTIANA/UCS/AFF deve ter um time misto para o jogo desta quinta-feira, diante da AGEL, de Garibaldi, pelo Gauchão de Futsal. O desgaste, causado pelos seqüentes jogos e as longas viagens, fez com que o técnico Vander Iacovino optasse por poupar alguns titulares para este jogo. A delegação chegou na tarde de terça-feira, procedente de Umuarama/PR, onde na segunda o time empatou em 5 a 5 com a equipe local, pela Liga Nacional. Na tarde desta quarta aconteceu o único treinamento visando o jogo desta quinta.

O duelo contra a AGEL será a segunda partida da CORTIANA/UCS/AFF no Campeonato Gaúcho de Futsal. No primeiro jogo, a equipe de Farroupilha venceu a ASSAF,de Santa Cruz do Sul, pelo placar de 3 a 1. No domingo, dia 4, o time farroupilhense vai a Santiago para enfrentar a URI, atual líder da competição. Na quarta-feira, a equipe volta a pensar na Liga e viaja para o Rio de Janeiro, para uma série de duas partidas no estado fluminense.

O jogo desta quinta começa às 7 da noite, no Ginásio do Saturno. A arbitragem será de Carlos Alberto Ferreira da Silva, auxiliado por Joevil Reis da Silva. Os ingressos custam 10 reais. A Rádio Miriam AM 1160 transmite ao vivo.

terça-feira, 29 de abril de 2008

CORTIANA/UCS/AFF joga bem, mas cede empate nos últimos segundos em Umuarama

A CORTIANA/UCS/AFF deixou escapar a vitória nos últimos 15 segundos de jogo e voltou de Umuarama com um amargo empate em 5 a 5, diante da equipe local. Após estar vencendo por 5 a 2, o time de Farroupilha se desconcentrou na marcação. Também ajudado pela arbitragem, que marcou um pênalti inexistente, o Umuarama chegou ao empate nos momentos finais, tirando a vice-liderança da Liga Nacional de Futsal das mãos do time gaúcho.

O Umuarama precisava vencer à qualquer custo, por isso começou o jogo pressionando e concluindo bastante a gol. O goleiro Bagé foi o destaque do jogo nos primeiros 5 minutos. Passada a pressão inicial, a CORTIANA/UCS/AFF começou a controlar a partida. Impondo sua melhor qualidade, o time gaúcho abriu o placar com Maicky. O empate do Umuarama surgiu em seguida, dos pés de Henrique. Explorando os contra-ataques com muita velocidade e técnica, a AFF chegou ao segundo gol, novamente com Maicky, após uma bela jogada que envolveu Bebeto e Valdin. O terceiro gol da CORTIANA/UCS/AFF também surgiu de um contra-ataque veloz. Ricardinho roubou a bola, Valdin recebeu o passe e deixou Maicky na cara do gol. O pivô fez seu terceiro na noite e o 10º dele na competição. Ainda no primeiro tempo, o Umuarama descontou, novamente com Henrique.

Na segunda etapa a CORTIANA/UCS/AFF sobrou em quadra. Com seguidos lances de muita técnica, a equipe chegava com freqüência ao gol adversário. O quarto gol foi marcado por Xoxo e o quinto foi o lance da noite. Valdin tabelou com Fernandinho e fez um gol antológico, talvez o mais bonito da Liga até aqui. Sem deixar a bola cair, Valdin chutou forte e cruzado, sem chances para o goleiro. O ala comemorou o gol e a nova convocação para a seleção, divulgada ontem. Quando a partida se encaminhava para o final, surgiu a reação inesperada do Umuarama. Alex fez o terceiro gol, aproveitando rebote. Em seguida, faltando 2 minutos para o final, o árbitro assinalou um pênalti inexistente para o Umuarama. Andy cobrou e fez o quarto gol. Restando 15 segundos para o final, a marcação da CORTIANA/UCS/AFF errou e Alex decretou o empate paranaense.

Com o resultado, a CORTIANA/UCS/AFF passou a ocupar a 7ª colocação na Liga Nacional, com 21 pontos. O próximo compromisso pela Liga é na quinta-feira, dia 8 de Maio, diante do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Antes, porém, a equipe faz dois jogos pelo gauchão. Quinta, dia 1º, enfrenta a AGEL, em Farroupilha e no domingo, dia 4, pega a URI, em Santiago.

Ficha Técnica:

LIGA NACIONAL DE FUTSAL
28/04/08 GINÁSO AMÁRIO VIERA DA COSTA (UMUARAMA/PR)
UMUARAMA 5 X 5 CORTIANA/UCS/AFF
Arbitragem: Armando César de Oliveira e Daniel Alexandre Beal;
Cartões Amarelos: Andy (U); Índio (AFF);
GOLS: Alex (2); Andy e Henrique (2)(U); Maicky (3), Valdin e Xoxo (AFF);
UMUARAMA: Rogério; Júlio, Edu, Rude e Victor; Gian, Chupeta, Alex, Marquinhos, Andy e Henrique. Técnico: Paulinho Cardoso.
CORTIANA/UCS/AFF: Bagé; Ricardinho, Valdin, Xoxo e Maicky; Fernandinho, Índio, Bebeto, Caio e Tatão. Técnico: Vander Iacovino.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

UFF empata na estréia da Série Prata

O time da União Farroupilhense de Futsal (UFF) empatou em 7 a 7 diante da ASSOEVA, de Venâncio Aires, na estréia no Estadual de Futsal da série Prata. A partida aconteceu no último sábado, em Farroupilha. O empate veio nos últimos momentos do confronto. Em um jogo cheio de alternativas, pesou para o lado farroupilhense o desequilíbrio do time visitante, que teve dois jogadores expulsos.

Os gols da UFF foram marcados por Choco, Suzin (duas vezes), Índio(duas vezes), Eder e Adalberto. Marquinhos (duas vezes), Seco (três vezes), Marcos Adriano e Lingüiça fizeram para a ASSOEVA. A equipe visitante fez 2 a 0, a UFF empatou. A ASSOEVA fez 3 a 2, a UFF virou para 4 a 3. No segundo tempo, nova virada da ASSOEVA, 5 a 4. A UFF chegou ao 5 a 5. A ASSOEVA abriu 7 a 5. Quando a partida parecia se encaminhar para uma definição, o time de Farroupilha chegou ao empate, com um gol do goleiro Susin, no último minuto de jogo.

A UFF jogou e empatou com: Susin, Roni, Quatizinho, Josué e Índio Gaúcho; Quati, Choco, Éder e Adalberto. Técnico: Géder.


A UFF volta a jogar pela série Prata, no próximo sábado, dia 03 de Maio, às 8 e meia da noite, diante do Celeste de Bagé, em Farroupilha.

CORTIANA/UCS/AFF enfrenta o Umuarama, em busca da vice-liderança da Liga

A CORTIANA/UCS/AFF está pronta para enfrentar o Umuarama na noite desta segunda-feira, no interior do Paraná. A delegação chegou ao local da partida na manhã de domingo. Após um curto período de descanso, o time já treinou à noite no ginásio da partida. Na manhã desta segunda aconteceu o último trabalho antes do jogo e a palestra final do técnico Vander Iacovino(foto). O time está definido e começa a partida com: Bagé; Ricardinho, Valdin, Xoxo e Maicky. Ficam à disposição para o decorrer da partida: Bazílio, Índio, Fernandinho, Bebeto, Caio, Álisson e Tatão.
O adversário está desesperado na competição. Com apenas duas vitórias, o Umuarama joga hoje sua vida na Liga Nacional de Futsal. Uma derrota pode significar a eliminação da equipe e a demissão do técnico Paulinho Cardoso. Por outro lado, o time de Farroupilha pode chegar à vice-liderança da Liga. A direção do Umuarama espera um público superior a 3 mil pessoas no Ginásio Amário Vieira da Costa, que tem capacidade para 5 mil espectadores.

A arbitragem será de Armando César de Oliveira, auxiliado por Daniel Alexandre Beal. A partida começa às 8 e 15 da noite no Ginásio Amário Vieira da Costa, em Umuarama/PR. A Rádio Miriam AM 1160 transmite ao vivo.

domingo, 27 de abril de 2008

De virada, Brasil vence o Glória e arranca bem na segunda fase


O Brasil de Farroupilha começou muito bem na segunda fase do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. Jogando no Estádio das Castanheiras, o Brasil venceu ao Glória de virada por 2 a 1, na tarde deste sábado. O resultado deixa o Brasil na liderança da chave, ao lado do Ypiranga de Erechim e do Aimoré, que também venceram seus jogos na estréia.

A atuação não foi das melhores, mas o resultado deixou o torcedor do Brasil feliz ao final da partida. O primeiro tempo foi de poucas emoções. O Glória teve o controle do jogo pela maior parte do tempo. Também foi o Glória quem mais levou perigo ao gol do Brasil. Após jogada pela ponta esquerda, o time de Vacaria abriu o placar com Borges Neto, aparando cruzamento da linha de fundo.

Na segunda etapa, o Brasil voltou diferente. As mudanças feitas pelo técnico Nairo Pivatto surtiram efeito e o Brasil começou a criar mais. O gol de empate veio com Lima. Logo em seguida, Diógenes virou o jogo e definiu o placar. O Brasil ainda teve que jogar os últimos minutos com um jogador a menos, já que o atacante Orlado deixou o gramado, com uma suspeita de fratura na região das costelas.

O Brasil volta a jogar pela segundona na próxima quinta-feira, dia 1º de Maio, contra o Porto Alegre, na capital. O time júnior do Brasil venceu ao Estrela por 4 a 1, fora de casa e confirmou a liderança da chave na 1ª fase. Para fechar o final de semana de vitórias, o time Juvenil do Brasil venceu o América por 2 a 0, em Montenegro, na estréia do Campeonato Gaúcho da categoria.

Ficha Técnica:

CAMPEONATO GAÚCHO – 2ª DIVISÃO
26/04/08 ESTÁDIO DAS CASTANHEIRAS (FARROUPILHA/RS)

BRASIL/FA 2 X 1 GLÓRIA
Arbitragem: Ademir Zulianello;
Auxliares: Aldoir de Lima Lourenço e Márcio Bombassaro.
Cartões Amarelos: Rodrigo Rocha, Gean, Sidnei, Rogerinho e Lima (B); Linicker, Cabral, D’Marcellus e Alexandre (G);
Cartão Vermelho: D’Marcellus;
GOLS: Lima e Diógenes (B); Borges Neto (G);

BRASIL/FA: Rodrigo Rocha; Anderson (Vilson), Tiago Martins, Gean e Edinho; Sidney, Odair, Rogerinho, Diógenes (Emanuel); Geison (Orlando) e Lima. Técnico: Nairo Pivatto.

GLÓRIA: Luciano; Borges Neto, Linicker (Escobar), Cabral e Márcio Silveira (Marcinho); Felipe, Alexandre, D’Marcellus e Dênio; Gean Paulo (Saldanha) e Rudnei. Técnico: Jorge Anadon.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Brasil começa a batalha por uma vaga na fase final da segundona


O Brasil de Farroupilha está definido e pronto para enfrentar o Glória, neste sábado, em Farroupilha. O volante Sidney se recuperou bem do desconforto muscular que o tirou dos últimos treinos e deve jogar. Assim, o time terá: Rodrigo Rocha; Anderson, Thiago Martins, Gean e Edinho; Sidney, Odair, Rogerinho e Diógenes; Geison e Lima.

A partida deste sábado é encarada como uma decisão para o Brasil, uma vez que o adversário é um dos favoritos ao título do campeonato. A arbitragem será de Ademir Zullianello, auxiliado por Aldoir de Lima Lourenço e Márcio Bombassaro. Os ingressos custam 10 reais. Mulheres e crianças não pagam. O jogo começa às 3 e meia da tarde e a Rádio Miriam AM 1160 transmite.
O time Júnior do Brasil joga neste sábado, diante do Estrela, no vale do Taquari. O time farroupilhense, treinado por Augusto Dalla Rosa, é o líder isolado da chave 1 do Estadual de Juniores, com 12 pontos em 4 jogos disputados. Basta um empate para confirmar de forma definitiva a liderança do grupo na primeira fase.
Já o time Juvenil do Brasil, estréia domingo no Estadual da categoria. A partida inicial será disputada em Montenegro, diante do América. É o Brasil de Farroupilha em três frentes pelos gramados gaúchos neste final de semana.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Time do Brasil de Farroupilha está encaminhado para enfrentar o Glória


O time do Brasil de Farroupilha está encaminhado para enfrentar o Glória. O jogo deste sábado abre a segunda fase do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. No treinamento coletivo desta quarta-feira, o técnico Nairo Pivatto já testou a formação considerada ideal para enfrentar o Glória, concorrente direto a uma vaga no octogonal final da competição.

Gean retorna à zaga, após cumprir suspensão. Lima está confirmado no comando de ataque. Vilson vai para o banco de reservas. Diógenes, recuperado de lesão, também retorna ao time. Por outro lado, o zagueiro Sidney sente desconforto muscular e é dúvida para a partida. Emanuel pode ser seu substituto. O time deve ter: Rodrigo Rocha; Anderson, Thiago Martins, Gean e Edinho; Sidney (Emanuel), Odair, Rogerinho e Diógenes; Geison e Lima.

A Federação Gaúcha de Futebol divulgou a tabela completa da segunda fase. Depois de enfrentar o Glória, o Brasil faz dois jogos fora de casa. Na quinta-feira, dia 1º de maio, o time de Farroupilha enfrenta o Porto Alegre, na capital. Já no domingo, dia 4, o Brasil joga diante do Panambi, no norte do estado.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

CORTIANA/UCS/AFF vence em Erechim e cola nos líderes da Liga

A CORTIANA/UCS/AFF foi superior taticamente e venceu ao Atlântico por 3 a 1, em Erechim, na noite desta quarta-feira. Tatão, Índio e Ricardinho marcaram os gols da vitória farroupilhense. Ferrão descontou para os donos da casa. Foi a primeira derrota do Atlântico, em Erechim, no ano de 2008. Com os três pontos somados, a CORTIANA/UCS/AFF chegou a 20 na tabela de classificação e ocupa a 4ª colocação na Liga.

Jogando em casa, o Atlântico começou pressionando. Porém, a equipe procurava prioritariamente as conclusões de média e longa distância, sempre com vantagem para o goleiro Bagé. Com 5 minutos de jogo, a CORTIANA/UCS/AFF começou a trabalhar mais a bola e a impor seu maior potencial técnico e tático. A partida permaneceu equilibrada, com um leve domínio territorial da equipe de Farroupilha, até que Tatão abriu o marcador, aproveitando rebote do goleiro.

Na segunda etapa, a tônica da partida foi a mesma. O Atlântico tentava sair, mas o posicionamento perfeito da marcação da CORTIANA proporcionava bons contra-ataques. Foi assim que Índio fez o segundo gol, roubando a bola e concluindo em velocidade, na saída do goleiro. O desespero do time de Erechim ainda proporcionaria o lance mais inusitado da partida. O técnico Cigano colocou o goleiro Chico, para explorar os chutes fortes. Foi numa dessas tentativas de conclusão que saiu o terceiro gol da CORTIANA/UCS/AFF. Chico chutou forte, mas Ricardinho interceptou de cabeça, dentro da área de defesa. A bola atravessou toda a quadra e foi morrer no fundo da rede do gol desguarnecido do Atlântico. Com 3 a 0 no placar, a CORTIANA/UCS/AFF administrava o resultado com tranqüilidade, até que Ferrão acertou um belo chute no ângulo, descontando para os donos da casa. Porém, a reação foi neutralizada pelo bom posicionamento defensivo do time farroupilhense e o jogo terminou em 3 a 1.

A CORTIANA/UCS/AFF volta a jogar pela Liga na próxima segunda-feira, no interior do Paraná, contra o Umuarama. A classificação matemática para a segunda fase está cada vez mais próxima. O desempenho do time também cresce a cada rodada, o que garante ao clube de Farroupilha a condição de favorito o título brasileiro de 2008.

Ficha Técnica:

LIGA NACIONAL DE FUTSAL
23/04/08 GINÁSIO CALDEIRÃO DO GALO (ERECHIM/RS)
ATLÂNTICO 1 X 3 CORTIANA/UCS/AFF
Arbitragem: Carlos César Quaresma e César Augusto Kniphoff.
Cartões Amarelos: Gelson e Ferrão (A);
GOLS: Ferrão (A); Tatão, Índio e Ricardinho (AFF);
ATLÂNTICO: Dudu, Gelson, Renan, Tininho e Athyê; Chico, Jackson, Afonso e Ferrão. Técnico: Cigano.
CORTIANA/UCS/AFF: Bagé; Ricardinho, Xoxo, Valdin e Maicky; Índio, Fernandinho, Bebeto, Álisson, Caio e Tatão. Técnico: Vander Iacovino

Brasil enfrenta o Glória no sábado à tarde, em Farroupilha


A Federação Gaúcha de Futebol confirmou na manhã desta quarta-feira a data e o horário da estréia do Brasil na segunda fase do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. O Brasil enfrenta o Glória de Vacaria, no sábado, às 3 e meia da tarde, em Farroupilha. De cara, o Brasil mede forças com um dos adversários mais forte da chave, concorrente direto a uma vaga no octogonal final. A direção já convoca o torcedor, uma vez que vitórias em casa podem garantir a classificação do Brasil.


No mesmo dia, o time Júnior do Brasil enfrenta o Estrela, fora de casa. Um empate já garante o time de Farroupilha como líder da chave na primeira fase do gauchão da categoria. Já o time Juvenil do Brasil joga no domingo contra o América, em Montenegro, na estréia do Estadual de Juvenis.

terça-feira, 22 de abril de 2008

CORTIANA/UCS/AFF está pronta para enfrentar o Atlântico, em Erechim

A CORTIANA/UCS/AFF volta à quadra nesta quarta-feira pela Liga Nacional de Futsal. O adversário é o time do Atlântico. A partida começa às 8 e 15 da noite, no Ginásio Caldeirão do Galo, em Erechim. Se vencer, o time de Farroupilha volta a se aproximar da liderança da competição. Este será o primeiro de uma série de seis jogos que a CORTIANA/UCS/AFF fará fora de casa, em sequência, pela Liga.

Na tarde desta terça-feira, o técnico Vander Iacovino comandou o último trabalho forte com bola, antes do jogo. Índio e Maicky retornam ao time, após cumprirem suspensão diante do Minas, na vitória por 6 a 3. O ala Bebeto também fica à disposição, recuperado de uma lesão muscular. O time deve iniciar a partida com: Bagé; Ricardinho, Xoxo, Valdin e Maicy.
A arbitragem será de Carlos Cesar Quaresma, auxiliado por César Augusto Kniphoff. A Rádio Miriam AM 1160 transmite.

Brasil/FA estréia na segunda fase enfrentando o Glória, em Farroupilha


O Brasil de Farroupilha já conhece seu primeiro adversário na segunda fase do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. A primeira partida será diante do Glória, em Farroupilha, no final de semana. A data e o horário serão divulgados nesta quarta-feira. O Glória foi o vice-líder da chave 4 e é considerado um dos favoritos a subir para a Primeira Divisão de 2009.


O grupo de jogadores do Brasil se reapresentou nesta terça-feira e trabalhou fisicamente, sob comando do professor Gian de Oliveira. Nesta quarta acontece o primeiro trabalho com bola da semana, já visando o confronto diante do Glória. Diógenes está recuperado da lesão e fica à disposição. O zagueiro Jean retorna após cumprir suspensão e Mano pode ser liberado pelo Departamento Médico ainda essa semana.

domingo, 20 de abril de 2008

Em jogo morno, Brasil e Porto Alegre empatam em 0 a 0

O Brasil de Farroupilha empatou com o Porto Alegre pelo placar de 0 a 0, na tarde deste domingo. Jogando em Farroupilha, as equipes realizaram um jogo de pouquíssimas emoções e não balançaram as redes. Os dois times já estavam classificados para a próxima fase do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. O Porto Alegre terminou a primeira fase sem nenhuma derrota, na liderança da chave. O Brasil ficou em segundo, com apenas uma derrota, justamente para o próprio Porto Alegre.

A segunda fase já começa no próximo final de semana. O Brasil estará na mesma chave que Porto Alegre, Cruzeiro, Aimoré, Glória, Ypiranga de Erechim, Três Passos e Panambi. Destas oito equipes, quatro se classificam para o octogonal final do campeonato. Serão 14 jogos nesta etapa.


O time Júnior do Brasil manteve os 100% de aproveitamento no gauchão da categoria e venceu ao Juventude por 2 a 0, em Caxias, no sábado. O Brasil é líder da chave, com 12 pontos, 6 a mais do que o vice-líder.O próximo compromisso é diante do Estrela, clube ao qual o Brasil bateu por 5 a 1 no primeiro turno.

Ficha Técnica:

CAMPEONATO GAÚCHO – 2ª DIVISÃO
20/04/08 ESTÁDIO DAS CASTANHEIRAS (FARROUPILHA/RS)

BRASIL/FA 0 X 0 PORTO ALEGRE

Arbitragem: Alexandre da Silva Almeida;
Auxiliares: Ivanez Zappaz e Claudinei Soares;
Cartões Amarelos: Thiago Martins (B); Nunes e Flávio (POA).

BRASIL/FA: Fernando, Anderson, Sidney, Tiago Martins (Inácio) e Edinho; Odair, Rogerinho e João Cléber; Geison (Ederson), Vilson (Orlando) e Lima. Técnico: Nairo Pivatto.


PORTO ALEGRE: Bastos, Alexandre, Rodrigo, Nunes e Dudu; Douglas, Gustavo, Tiago Sá e Bibi (Alex Bach); Felipe Klein e Flávio (Jackson Carioca). Técnico: Alberto Iregoyen.
*foto: José Anthunes de Vargas

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Brasil aposta na ofensividade para superar o Porto Alegre


O time do Brasil está definido para enfrentar o Porto Alegre neste domingo, nas Castanheiras. A equipe está confirmada com três atacantes. Geison, Lima e Vilson sairão jogando juntos pela primeira vez. Outra novidade será a presença do meia João Cléber entre os titulares. Ele veio do Grêmio para o time júnior, mas as atuações nos treinamentos e jogos garantiram a oportunidade ao jogador. O goleiro Fernando também terá sua primeira chance entre os titulares.

O Brasil já está classificado e com a vice-liderança garantida, mas a partida de domingo serve para que o técnico Nairo Pivatto teste algumas variações de esquema tático e de escalação. A ofensividade será a característica do time para enfrentar o Porto Alegre. No treinamento coletivo desta sexta-feira, o técnico definiu o time no esquema 4 -3- 3 com: Fernando; Anderson, Sidney, Thiago Martins e Edinho; Rogerinho, Odair e João Cléber; Geison, Vilson e Lima. Outra curiosidade do treinamento desta sexta-feira foi a “homenagem” feita ao garoto João Cléber, que comemorava aniversário. Ele foi vítima de uma chuva de ovos, farinha e água gelada.

O jogo deste domingo começa às 3 da tarde. A arbitragem será de Alexandre da Silva Almeida, auxiliado por Ivanez Zappaz e Dalcineis Soares. Os ingressos custam 10 reais. A Rádio Miriam AM 1160 transmite.

A Federação Gaúcha de Futebol confirmou o início da segunda fase da segundona para o final de semana seguinte (dias 26 e 27 de Abril). O tempo de parada será suficiente para que as reformas que estão sendo feitas no Estádio das Castanheiras sejam concluídas. O gramado passa por recuperação. A iluminação também está passando por uma ampla revisão. Os cabos de alimentação, que haviam sido roubados, já foram reinstalados e os refletores queimados foram substituídos.

O time Júnior do Brasil joga neste sábado diante do Juventude, em Caxias do Sul. A partida começa às 3 e meia da tarde, no Centro de Treinamentos do alvi-verde caxiense. O jogo marca a abertura do returno da primeira fase do gauchão de juniores. O Brasil é líder do campeonato, com 100% de aproveitamento. Na primeira partida entre os times, o Brasil atropelou o Juventude, vencendo com facilidade por 4 a 1.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Valdin dá show e CORTIANA/UCS/AFF goleia o Minas

A CORTIANA/UCS/AFF se recuperou na Liga Nacional de Futsal. Jogando em Farroupilha, o time do técnico Vander Iacovino goleou o Minas pelo placar de 6 a 3. Mesmo errando na marcação, o time soube aproveitar a maioria das chances de gol e voltou a se aproximar dos líderes da competição. O destaque da noite foi o ala Valdin, autor de quatro gols, um deles um golaço, digno de ser lembrado. Com esses gols, Valdin chegou a 11 na Liga e é o artilheiro isolado da competição.

O Minas veio com uma proposta clara de marcação. Aproveitando os contra-ataques, a equipe mineira levava perigo ao gol do goleiro Bagé. Mas foi a CORTIANA/UCS/AFF quem abriu o marcador, com Valdin. O empate mineiro veio em um contra-ataque rápido. Pixote concluiu para as redes. A entrada de Álisson deu novo fôlego e movimentação ao time farroupilhense. Foi dos pés dele que saiu o segundo gol da AFF. Ele preparou a jogada e serviu Caio, que colocou pras redes. O Minas ainda teve tempo para empatar, novamente com Pixote. Outra vez a CORTIANA/UCS/AFF teve que reconstruir a vitória e chegou ao terceiro gol com Valdin, já nos momentos finais da etapa.

Na segunda etapa, o time de Farroupilha continuou com o domínio territorial do jogo e chegou ao quarto gol de pênalti, com Valdin. O Minas voltou a encostar no placar, com Betinho. Foi aí que apareceu a qualidade do time gaúcho. Álisson fez nova grande jogada individual e mandou para as redes. O momento maior da partida ainda estava por vir. Valdin aproveitou erro da defesa, entrou livre com o goleiro e com um leve toque encobriu o adversário, assinalando um lindo gol, que valeu o ingresso pago pelo torcedor. Depois, foi só administrar e esperar o fim da partida.


Com a vitória, o time de Farroupilha chega a 17 pontos e ao 6º lugar na tabela de classificação. Agora, a equipe passa a se concentrar para uma série de seis jogos fora de casa. O primeiro deles, na próxima quarta-feira, diante do Atlântico, em Erechim.



Ficha Técnica:

LIGA NACIONAL DE FUTSAL
17/04/08 GINÁSIO DO SATURNO (FARROUPIHA/RS)

CORTIANA/UCS/AFF 6 X 3 MINAS

Arbitragem: Telmo Moraes Teixeira e Carlos Eduardo Lima Silva.
Cartões Amarelos: Felipe e Rafael (M);
GOLS: Valdin (4), Álisson e Caio (AFF); Pixote (2) e Betinho (M);

CORTIANA/UCS/AFF: Bagé; Ricardinho, Xoxo, Valdin e Tatão; Fernandinho, Álisson, Vini, Caio. Técnico: Vander Iacovino.

MINAS: Felipe; Diece, Betinho, Rafael e Nando; Guto, Mauricinho, Pixote, Leo Bonfim, Cesinha e João Paulo. Técnico: Rodrigo Lima.

*foto: José Anthunes de Vargas

quarta-feira, 16 de abril de 2008

CORTIANA/UCS/AFF busca superação para vencer o Minas

A CORTIANA/UCS/AFF volta à quadra na noite desta quinta-feira, em busca de reabilitação na Liga Nacional de Futsal. O jogo diante do Minas pode devolver a tranqüilidade ao time de Farroupilha, depois de dois insucessos seguidos, diante do torcedor. A derrota para o Petrópolis e o empate com o Teresópolis causaram desconfiança na torcida farroupilhense.

Perder menos gols. Esse parece ser o grande desafio da CORTIANA/UCS/AFF no jogo desta quinta. Foram inúmeras as chances desperdiçadas nos últimos jogos. Se não bastasse essa dificuldade e a qualidade do adversário, o técnico Vander ainda não poderá contar com Índio e Maicky, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e com Bebeto, que sente lesão muscular. O time que começa a partida deve ter: Bagé; Ricardinho, Valdin, Xoxo e Tatão. A idéia do grupo é buscar a vitória, à base de muita dedicação e superação.

A CORTIANA/UCS/AFF ocupa a 11ª colocação na Liga. Depois do jogo desta quinta, serão seis partidas seguidas longe do torcedor. A arbitragem para AFF e Minas será de Telmo Moraes Teixeira, auxiliado por Carlos Eduardo Lima da Silva. Os ingressos custam 10 reais. A Rádio Miriam AM 1160 transmite.

Brasil deve ter três atacantes contra o Porto Alegre, no domingo


O técnico Nairo Pivatto deve fazer alguns testes no jogo de domingo, diante do Porto Alegre. Isso deverá acontecer, em função do caráter pouco decisivo da partida. O Brasil já está classificado e garantido na vice-liderança da chave 1 do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão.

No treinamento coletivo da tarde desta quarta-feira, o esboço de time para domingo já pôde ser observado. Rodrigo Rocha, Sidney, Thiago Martins, Odair, Geison e Vilson, poupados contra o Cerâmica, voltam ao time titular. A formatação tática deve ser ousada. Três atacantes serão colocados em campo. Inácio substitui Gean, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O time deve ter: Rodrigo Rocha; Sidney, Inácio e Thiago Martins; Anderson, Odair, Rogerinho e Edinho; Geison, Vilson e Lima.

O jogo de domingo será a revanche para o time de Farroupilha. A única derrota do Brasil até aqui no campeonato foi para o Porto Alegre, na primeira rodada. Paradoxalmente, foi a melhor atuação do time até aqui.

Enquanto o time profissional se prepara para o último jogo da primeira fase, o time júnior quer manter os 100% de aproveitamento no gauchão da categoria. No final de semana, o Brasil enfrenta o Juventude, em Caxias.

terça-feira, 15 de abril de 2008

CORTIANA/UCS/AFF perde muitos gols, mas goleiro Bazílio salva a noite da torcida farropilhense


A CORTIANA/UCS/AFF não passou de um empate em 4 a 4 com o Teresópolis, na noite desta terça-feira. Mesmo jogando em casa, o time de Farroupilha não superou suas próprias limitações nas conclusões a gol e achou o empate faltando 18 segundos para o final da partida. O destaque do jogo foi o goleiro Bazílio, que fez o primeiro gol e foi decisivo no gol do empate.

Mais uma vez, a CORTIANA/UCS/AFF não aproveitou as diversas chances criadas e pagou um alto preço por isso. Somente na primeira etapa, foram 37 chutes desperdiçados. Bem ao contrário foi o desempenho do Teresópolis, que logo no primeiro chute a gol abriu o placar com Tiaguinho. Depois disso, o que se viu foi um domínio territorial do time de Farroupilha e o Teresópolis levando extremo perigo nos contra-ataques. O gol de empate da AFF só veio nos momentos finais do primeiro tempo, em um chute do goleiro Bazílio, que havia entrado para tentar furar a excelente marcação adversária. Porém, nem foi possível comemorar. Logo em seguida, Jorge Alex fez, de falta, o segundo gol carioca.
Na etapa complementar, a AFF chegou ao gol de empate logo no início, com Valdin, aparando cobrança de escanteio da direita. Logo em seguida, Xoxo virou. Foi aí que se repetiu o mesmo filme das derrotas para a Malwee e para o Petrópolis. O roteiro é conhecido: à frente no marcador, o time tem a chance para ampliar a vantagem, mas desperdiça. No contra-ataque, o time adversário empata e vira. Maicky e Xoxo perderam chances, Cazuza e Tiaguinho não. Eles decretaram a nova virada carioca. Quando as esperanças pareciam nulas, o goleiro Bazílio chutou forte em uma cobrança de falta e um leve desvio de Ricardinho decretou o empate gaúcho, a 18 segundos do final da partida.

O empate deixa a CORTIANA/UCS/AFF com 14 pontos, na modesta 11ª colocação da Liga. Na quinta-feira, o time volta à quadra para enfrentar o Minas, também em Farroupilha. Depois serão seis jogos fora de casa para garantir a classificação.

LIGA NACIONAL DE FUTSAL
15/04/08 GINÁSIO DO SATURNO (FARROUPILHA/RS)

CORTIANA/UCS/AFF 4 X 4 TERESÓPOLIS
Arbitragem: Carlos César Quaresma e Luis Evandro Canton.
Cartões Amarelos: Maicky e Índio (AFF); Massarico (T);
GOLS: Bazílio, Valdin, Xoxo e Ricardinho (AFF); Tiaguinho (2); Cazuza e Jorge Alex (T);
CORTIANA/UCS/AFF: Bagé; Ricardinho, Valdin, Xoxo e Maicky; Bazílio, Caio, Fernandinho, Índio, Álisson e Tatão. Técnico: Vander Iacovino.
TERESÓPOLIS: Sid, Tiaguinho, Cazuza, Fuste e Maçarico; Guiga, Jorge Alex, Léo, Yuri, Jorginho, Zé Antônio e Roni. Técnico: Paulo Mussalém.
*foto: José Anthunes de Vargas

segunda-feira, 14 de abril de 2008

CORTIANA/UCS/AFF busca recuperação na Liga diante do Teresópolis/RJ


A CORTIANA/UCS/AFF parte em busca da reabilitação na Liga Nacional de Futsal, na noite desta terça-feira, diante do Teresópolis/RJ. Uma vitória devolve a tranqüilidade ao time de Farroupilha e, sobretudo, recoloca a equipe nas primeiras colocações do campeonato.

Depois de perder para o Petrópolis no último minuto de jogo, a AFF se reencontra com o torcedor e faz seu penúltimo jogo em casa, antes de partir para uma série de seis partidas fora. Até por isso, uma vitória é considerada fundamental. Espera-se um adversário ainda mais forte do que o último, visto que o Teresópolis é o atual campeão carioca, vencendo o próprio Petrópolis. Além do mais, o time é treinado pelo experiente técnico Paulinho Mussalém, que é considerado um dos melhores do Brasil.

Para a partida desta terça, a única dúvida do técnico Vander é o ala Bebeto, que ainda sente um desconforto muscular. Xoxo deve ser substituto. Por outro lado, Ricardinho está de volta, após cumprir suspensão diante do Petrópolis. O time deve começar o jogo com: Bagé; Ricardinho, Xoxo, Valdin e Maicky.

O jogo começa às 20h15, no Ginásio do Saturno, em Caravaggio. A arbitragem será de Carlos Quaresma e Luís Evandro Canton. Os ingressos custam 10 reais. Crianças até 12 anos não pagam. A Rádio Miriam AM 1160 transmite.

domingo, 13 de abril de 2008

Brasil vence de virada e garante a vice-liderança

O Brasil de Farroupilha superou as dificuldades do gramado encharcado e venceu ao Cerâmica, por 2 a 1, na tarde deste domingo. Jogando em Gravataí, o time de Farroupilha poupou titulares e mesmo com um a menos desde o primeiro tempo, virou o jogo e garantiu a segunda colocação da chave.

O gramado do Estádio Vieirão não apresentava as mínimas condições para a realização da partida, em função da chuva (foto). Mesmo assim, o árbitro Adriano Sajonc deu o aval para o início do jogo. De futebol, pouco se viu. Foram muitas faltas e bolas levantadas na área, sem falar dos balões no meio de campo.

A principal incidência do primeiro tempo foi a expulsão de Rogério Patrola, pela sequência de faltas violentas que cometera. Na segunda etapa, com um a mais em campo, o time da casa cresceu e chegou ao primeiro gol após boa jogada de Cidinho pela ponta esquerda. Ele cruzou e Edinho, na tentativa de afastar, acabou fazendo contra. A partir daí, o melhor preparo físico do Brasil se fez sentir. Apesar da inferioridade numérica e de estar com muitos reservas em campo, o Brasil avançou e virou o jogo em dois chutes de fora da área. O primeiro de Edinho e o segundo de Ederson, já nos últimos minutos de jogo.

A vitória deixou o Brasil com 18 pontos, isolado e garantido na vice-liderança da chave 1. Já classificado e sem poder alcançar a liderança, o Brasil agora cumpre tabela diante do Porto Alegre, no próximo final de semana, em Farroupilha.

CAMPEONATO GAÚCHO – 2ª DIVISÃO
13/04/08 ESTÁDIO VEIRÃO (GRAVATAÍ/RS)

CERÂMICA 1 X 2 BRASIL/FA

Arbitragem: Adriano Sajonc; Auxiliares: Cedenir Martins e Jorge Luis Cardoso da Silva.
Cartões Amarelos: Fernando, Bolacha, Murilo e Pedro ( C); Gean, Rogério Patrola, Rogerinho, Emanuel e Lima (B);
Cartão Vermelho: Rogério Patrola (B);
GOLS: Cidinho (C ); Edinho e Ederson (B).

CERÂMICA: Rafael, Jeferson (Benhur), Ronaldo, Fernando e Índio; Bolacha, Robson, Murilo e Maninho; Pedro (Bilica) e Cidinho; Técnico: Leocir.

BRASIL/FA: Souza; Inácio, Gean e Rogério Patrola; Anderson, Emanuel, Rogerinho, Ederson e Edinho; Kailon (João Cléber) e Lima. Técnico: Nairo Pivatto.

foto: José Anthunes de Vargas

sábado, 12 de abril de 2008

Avassalador, time júnior do Brasil goleia o Juventude e dispara na liderança do gauchão

O time júnior do Brasil de Farroupilha goleou o Juventude por 4 a 1 na tarde deste sábado. Jogando no Estádio das Castanheiras, o time comandado por Augusto Dalla Rosa não tomou conhecimento do clube de Caxias e manteve os 100% de aproveitamento no gauchão da categoria. Marcelo e Maicon, ambos duas vezes, marcaram para o Brasil. O Juventude descontou de pênalti, já nos acréscimos, com Alan.

Não há adversários na primeira fase. O Brasil simplesmente atropela os concorrentes até aqui no campeonato. Já são três goleadas. A primeira foi por 4 a 0, diante do Caxias, fora de casa. Depois, a vítima foi o Estrela, 5 a 1, em Farroupilha. Por último, a vitória por 4 a 1 sobre o Juventude. O que enche torcedor farroupilhense de esperança, é o fato de que o time foi recém montado e tem muito tempo a menos de preparação em comparação com as demais equipes. Mesmo assim, os resultados são incontestáveis.

Terminado o primeiro turno, a idéia é manter a série de boas atuações. O returno da primeira fase serve para preparar o time para as próximas fases, visto que a classificação já está garantida.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Brasil contrata atacante e joga com time misto no domingo

O técnico Nairo Pivatto poupará sete titulares no jogo de domingo, diante do Cerâmica, em Gravataí. Já classificado para a próxima fase do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, o Brasil de Farroupilha aproveita os dois últimos jogos da primeira parte para recuperar jogadores que vêm de lesão e observar os atletas que não vinham sendo aproveitados entre os titulares.

No treinamento coletivo desta sexta-feira, o time foi definido, com muitas mudanças. A primeira delas é no esquema tático. Devido à falta de tempo para trabalhar essa formação, o time jogará no 3 – 5 – 2. Souza assume o gol do time farroupilhense. O garoto Inácio ganha a primeira chance como titular na defesa. Gean será mantido e Rogério Patrola fecha o setor de marcação pelo lado esquerdo. Anderson ganha nova chance na ala. Rogerinho joga como volante, ao lado de Emanuel. Sandro Fraga substitui Diógenes na meia e Kailon assume a titularidade no ataque. O time começa o jogo com: Souza; Inácio, Gean e Patrola; Anderson, Emanuel, Rogerinho, Sandro Fraga e Edinho; Kailon e Lima.

O jogo deste domingo começa às 3 da tarde no Estádio Antonio Vieira Ramos, em Gravataí. A arbitragem será de Adriano Sajonc, auxiliado por Sedenir Martins e Jorge Luis Cardoso da Silva. A Rádio Miriam AM 1160 transmite.

A direção confirmou nesta sexta, a contratação do atacante Orlando. O jogador foi formado pelo Corinthians e estava disputando o Campeonato Catarinense pelo Cidade Azul, de Tubarão. Na semana que vem ele já pode estrear pelo time de Farroupilha.
O time júnior do Brasil volta a campo neste sábado. O time treinado por Augusto Dalla Rosa enfrenta o Juventude, em Farroupilha, às 3 e meia da tarde. O jogo vale a liderança da chave. Ambas as equipes têm 100% de aproveitamento até aqui. O Brasil goleou o Caxias e o Estrela nas duas primeiras rodadas.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

CORTIANA/UCS/AFF perde em casa e deixa escapar a chance de chegar à vice-liderança da Liga

A CORTIANA/UCS/AFF perdeu para o Petrópolis na noite desta quinta-feira pelo placar de 2 a 1. Foi a primeira derrota do time gaúcho, em Farroupilha. Perdendo muitos gols, a AFF até saiu na frente, mas permitiu a virada do time carioca. A derrota afastou do time Farroupilhense, a possibilidade de chegar à vice-liderança da Liga Nacional.

Melhor na primeira etapa, o Petrópolis foi quem mais chegou perto do gol. Foram duas bolas na trave e algumas boas defesas do goleiro Bagé. A CORTIANA/UCS/AFF levava perigo nos ataques com Valdin, mas nada que se revertesse em gol. O goleiro Gui, do Petrópolis, foi importante para a definição do 0 a 0 da primeira etapa.


No segundo tempo, o time de Farroupilha cresceu. Dominando a partida, a equipe da Serra Gaúcha chegou ao primeiro gol, com Xoxo. Logo em seguida, Fernandinho perdeu o lance do jogo, desperdiçando o gol em duas oportunidades no mesmo lance. Recuperado do momento de instabilidade após o gol sofrido, o Petrópolis passou a dominar e a criar mais. Depois de uma série de boas defesas do goleiro Bagé, Mancha fez o gol de empate. No final, Andrei chutou cruzado e contou com o desvio de Índio para definir o placar em 2 a 1 para o time carioca.


Com a derrota, a CORTIANA/UCS/AFF caiu para o nono lugar na classificação. Já o Petrópolis subiu para a quinta posição. A AFF volta à quadra na próxima terça-feira, diante do Teresópolis, em Farroupilha.
Ficha Técnica:

LIGA NACIONAL DE FUTSAL

10/04/08 GINÁSIO DO SATURNO (FARROUPILHA/RS)

CORTIANA/UCS/AFF 1 X 2 PETRÓPOLIS
Arbitragem: Tales Goulart e Jeferson de Lima Cabral.
Cartões Amarelos: Bebeto, Fernandinho e Caio (AFF); Régis e Hugo (P);
GOLS: Xoxo (AFF); Mancha e Andrei (P);

CORTIANA/UCS/AFF: Bagé; Índio, Xoxo, Valdin e Maicky; Bebeto, Fernandinho, Álisson, Tatão, Caio e Bazílio. Técnico: Vander Iacovino.


PETRÓPOLIS: Gui; Cupim, Andrei, Marcinho e Mancha; Emerson, Régis, Pelé, Jaminho, Bruno e Hugo. Técnico: Fernando Malafaia.
*Foto: José Anthunes de Vargas

CORTIANA/UCS/AFF encara o Petrópolis, em busca da liderança da Liga

A CORTIANA/UCS/AFF joga diante do Petrópolis/RJ, na noite desta quinta-feira, em Farroupilha. Se vencer, o time da serra gaúcha confirma 100% de aproveitamento nos jogos em casa e definitivamente cola na liderança da Liga Nacional de Futsal. A partida começa às 8 e 15 da noite.

Depois de vencer Joinville e Horizontina, a AFF faz seu terceiro jogo consecutivo diante do torcedor. O fixo Ricardinho está suspenso. Índio entra em seu lugar. Por outro lado, Bagé, Valdin, Xoxo e Maicky, poupados na estréia do gauchão, retornam ao time. A equipe deve começar a partida com: Bagé; Índio, Bebeto, Valdin e Maicky. Até agora, em três jogos no Gináso do Saturno, a AFF venceu todos. Se confirmar as vitórias nos próximos jogos em casa, o time de Farroupilha já parte com a classificação encaminhada para a série de seis jogos fora.

A CORTIANA/UCS/AFF ocupa atualmente o 5º lugar na classificação. Se vencer, pode chegar à vice-liderança da competição. A arbitragem será de Tales Goulart e Jéferson de Lima Cabral. Os ingressos custam 10 reais. A Rádio Miriam AM 1160 transmite.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Brasil busca empate no final do jogo contra o Cruzeiro e segue em 2º

O Brasil de Farroupilha não repetiu a atuação que teve diante do Estrela e empatou com o Cruzeiro, na tarde desta quarta-feira, no Estádio das Castanheiras. Jogando em casa, o Brasil não se encontrou no primeiro tempo e, atrapalhado pela péssima atuação da arbitragem, perdeu seus primeiros pontos em Farroupilha. O empate em 2 a 2 só veio no último minuto de jogo, com um gol do zagueiro Tiago Martins. O resultado mantém o Brasil na segunda colocação da chave 1, mas afasta o time da possibilidade de alcançar a liderança.

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. Os times erravam muitos passes. Quem mais criava era o Cruzeiro. O primeiro gol da equipe visitante saiu com Márcio, após jogada rápida do ataque pela ponta direita. O Brasil pouco criou. Porém, conseguiu um gol, mal anulado pela arbitragem. Em seguida, Diógenes sofreu pênalti claro, não marcado pela arbitragem, que também deixou de expulsar o zagueiro Maurício, do Cruzeiro, em uma falta violenta.

Na etapa complementar, o Brasil voltou melhor e chegou ao empate com um gol de cabeça do centro-avante Lima. Foi o terceiro gol dele, em dois jogos disputados pelo Brasil. O time de Farroupilha dominava a partida quando Taisson aparou uma cobrança de falta e fez o segundo gol do time porto-alegrense. Quando o jogo se encaminhava para o final, Tiago Martins fez de cabeça o gol de empate do Brasil. Já eram jogados 44 minutos do segundo tempo. Este gol devolveu a vice-liderança ao Brasil e manteve a invencibilidade da equipe nos jogos em casa.

O Brasil volta a jogar pela segundona no próximo domingo, contra o Cerâmica, em Gravataí. O técnico Nairo Pivatto já adiantou que vai utilizar um time reserva nesta partida, uma vez que o Brasil já esta classificado e a prioridade agora é poupar jogadores para a segunda fase.

CAMPEONATO GAÚCHO – 2ª DIVISÃO 09/04/08 ESTÁDIO DAS CASTANHEIRAS (FARROUPILHA/RS)


BRASIL/FA 2 X 2 CRUZEIRO


Arbitragem: Ivanir Bebber; Auxiliares: Ivanez Zappaz e Dalcinei Soares; Cartões Amarelos: Gean, Sidney, Diógenes e Geison (B); Maurício, Taisson, Mineiro e GilmarC); GOLS: Lima, Tiago Martins(B); Márcio e Taisson (C).

BRASIL/FA: Rodrigo Rocha; Anderson (Emanuel), Tiago Martins, Gean e Edinho; Sidney, Odair (Vilson), Rogério Patrola e Diógenes (Sandro Fraga); Geison e Lima. Técnico: Nairo Pivatto.

CRUZEIRO: Rodolfo, Márcio, Maurício, Taisson e Max; André (Leonardo), Sancler, Dudu e Lucas (Mineiro); Gilmar (Oliveira) e Marcelo. Técnico: Ciro Leães.
Foto: José Anthunes de Vargas*

terça-feira, 8 de abril de 2008

Equipe do Brasil terá novidades para enfrentar o Cruzeiro

O time do Brasil está encaminhado para o jogo desta quarta-feira, diante do Cruzeiro, no Estádio das Castanheiras. A partida pode consolidar o Brasil como vice-líder da chave 1 da Segundona Gaúcha. Apesar de já estar classificado, o time de Farroupilha quer manter a trajetória de ascensão na competição e confirmar os 100% de aproveitamento, jogando em casa.

No treinamento coletivo da manhã desta terça, o técnico Nairo Pivatto encaminhou a escalação da equipe, com apenas uma dúvida. O meia Diógenes sente uma lesão e pode ser poupado. Sandro Fraga deve ser seu substituto. Na defesa, Tiago Martins reassume a titularidade, após cumprir suspensão diante do Estrela. Gean permanece como titular, em função das boas atuações. Anderson está ganhando a titularidade na lateral direita, no lugar de Rogerinho. A equipe deve atuar com três volantes. Assim, Sidney volta a ser o primeiro homem de marcação no meio campo e Rogério Patrola permanece na equipe. Lima ganha a titularidade no comando de ataque, já que Vilson segue se recuperando de uma lesão no tornozelo. O time deve ter: Rodrigo Rocha; Anderson, Tiago Martins, Gean e Edinho; Sidney, Odair, Rogério Patrola e Diógenes (Sandro Fraga); Geison e Lima.

A partida começa às 3 da tarde. Os ingressos custam 10 reais. Mulheres e crianças não pagam. O jogo deveria acontecer à noite para facilitar a presença do torcedor, mas os cabos da iluminação do Estádio das Castanheiras foram roubados. A Rádio Miriam AM 1160 transmite.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Com time misto, CORTIANA/UCS/AFF vence na estréia do Gauchão

A CORTIANA/UCS/AFF estreou bem no Campeonato Gaúcho de Futsal. Mesmo poupando titulares, o time de Farroupilha fez 3 a 1 na ASSAF, de Santa Cruz do Sul, e marcou os três primeiros pontos na tabela de classificação.

Com uma proposta de marcação forte, o time de Santa Cruz somente levava perigo nos contra-ataques. Foi difícil para a CORTIANA furar o bloqueio do adversário. Depois de muito tentar, o gol saiu faltando 20 segundos para o fim da primeira etapa. Tatão marcou, contando com a falha do goleiro Cássio. Os erros de passe foram a tônica do primeiro tempo.

Na etapa complementar, o time de Farroupilha cresceu muito no jogo. Índio e Fernandinho fizeram os gols que definiram o placar, mas o time acumulou chances de gol desperdiçadas. A equipe de Santa Cruz conseguiu descontar no último minuto de jogo, com um gol de Clebinho.

A CORTIANA/UCS/AFF volta à quadra na quinta-feira. Jogando em casa, o time Farroupilhense encara o Petrópolis/RJ. Ricardinho está de fora, cumprindo suspensão. Bagé, Valdin, Maicky e Xoxo, poupados no jogo desta segunda, retornam ao time.


Ficha Técnica:

CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTSAL – SÉRIE OURO
07/04/08 GINÁSIO DO SATURNO (FARROUPILHA/RS)

CORTIANA/UCS/AFF 3 X 1 ASSAF

Arbitragem: Leandro Franceschi e Wandernei Alves;
Cartões Amarelos: Bebeto e Álisson (AFF);
GOLS: Tatão, Índio e Fernandinho (AFF); Clebinho (A);

CORTIANA/UCS/AFF: Bazílio; Ricardinho, Bebeto, Caio e Tatão; Índio, Fernandinho, Vini e Álisson. Técnico: Vander Iacovino.

ASSAF: Cássio, Spada, Domênico, Domar e Lefor; Saninho, Bruno, Clébinho e Jones. Técnico: Morruga.

CORTIANA/UCS/AFF começa a peleia do gauchão, em busca de título inédito


A CORTIANA /UCS/AFF veste a bota e a bombacha e começa nesta segunda a batalha do gauchão 2008. Depois do vice- campeonato do ano passado, o time da serra começa a disputa pelo primeiro título gaúcho da história do clube. A estréia é diante da ASSAF, de Santa Cruz do Sul, às 8 e 15 da noite, no Ginásio do Saturno.

Para o primeiro jogo, o técnico Vander Iacovino deve poupar alguns jogadores, que vêm sendo muito exigidos nos últimos jogos da Liga Nacional. De qualquer maneira, os jogadores garantem que o empenho será o mesmo, apesar da diferença de características das competições. Espera-se um adversário bem fechado, nesta segunda. A ASSAF fez toda a pré-temporada visando esta partida de estréia. Já a CORTIANA vem de uma série de jogos pela Liga, o último no sábado passado.

O Campeonato Gaúcho desse ano será mais longo. Treze times participam da primeira fase. Os clubes se enfrentam no sistema um contra todos, em turno e returno. Somente na primeira fase, serão vinte e quatro partidas para cada agremiação. Oito times se classificam para a segunda fase, que será disputada no sistema de “mata ou morre”.

O jogo desta noite terá arbitragem de Leandro César Fraceschi e Wandernei Xavier Alves. Os ingressos custam 10 reais. A Rádio Miriam AM 1160 transmite.

domingo, 6 de abril de 2008

Brasil dá show e aplica duas goleadas, nas Castanheiras


O Brasil de Farroupilha deu show na tarde deste domingo. Jogando diante do torcedor, o time de Farroupilha fez 8 a 0 no Estrela. Foi a maior goleada do campeonato gaúcho da segunda divisão até aqui. A vitória confirmou a classificação do Brasil para a segunda fase da competição. De quebra, o Brasil assumiu a segunda colocação da chave, ultrapassando o Cruzeiro. No jogo preliminar, o time de juniores do Brasil fez 5 a 1 no Estrela e assumiu a liderança do campeonato gaúcho da categoria.

Foi um verdadeiro passeio. O Brasil fez um jogo perfeito e aplicou uma goleada histórica sobre o Estrela. O primeiro gol veio com Geison. Ele foi à linha de fundo e cruzou, o zagueiro Zeloar do Estrela colaborou, dando o último toque para as redes. Diógenes ampliou, após receber belo passe de lima. Logo em seguida, Edinho fez o terceiro, em uma cobrança de falta perfeita. Lima ainda teve tempo para fazer o quarto gol do Brasil na 1ª etapa.

No segundo tempo, mais quatro gols. Lima fez o quinto, de cabeça. O sexto gol veio com Diógenes, de falta. Geison fez o sétimo, de pênalti. Kailon fechou a goleada. O placar até poderia ser maior, não fossem as chances de gol desperdiçadas pelo time da casa.

Com a vitória, o Brasil chegou aos 14 pontos na tabela de classificação e está classificado para a segunda fase. Na quarta-feira, o Brasil recebe o Cruzeiro, nas Castanheiras. O objetivo agora é assumir a vice-liderança da chave.

No jogo preliminar da tarde, o time júnior goleou o Estrela por 5 a 1. Destaque para o atacante Maicon, autor de quatro gols. O time de Farroupilha assumiu a liderança da competição. No primeiro jogo, vitória sobre o Caxias por 4 a 0. O próximo compromisso é diante do Juventude, em Farroupilha.

CAMPEONATO GAÚCHO – 2ª DIVISÃO
04/04/08 ESTÁDIO DAS CASTANHEIRAS (FARROUPILHA/RS)

BRASIL/FA 8 X 0 ESTRELA
Arbitragem: Ademir Zullianello;
Auxiliares: Márcio Bombassaro e Fernando Bertin
Cartões Amarelos: Rogerinho, Gean e Lima (B); Edmilson, Michel, Rodrigo e Marcelo (E);
GOLS: Lima (2), Geison (2), Diógenes, Edinho, Kailon.

BRASIL/FA: Rodrigo Rocha; Rogerinho (Kailon), Gean, Sidney (Inácio) e Edinho; Odair, Rogério Patrola, Sandro Fraga e Diógenes; Geison e Lima (Anderson). Técnico: Nairo Pivatto.

ESTRELA: Pedro; Edmílson, Zé Preto, Zeloar e Julian (William) (Renato); Michel, Tomazoni (Rodrigo), Sérgio e Júlio César; Marcelo e William Gaúcho. Técnico: Odair

sábado, 5 de abril de 2008

Horizontina cai de quatro em Farroupilha


A CORTIANA/UCS/AFF tirou a touca e despachou o Horizontina Futsal. A vitória por 4 a 2 lavou a alma do torcedor do time da serra gaúcha e colocou a equipe nas primeiras colocações da Liga Nacional de Futsal. O jogo (foto) aconteceu na noite deste sábado, no Ginásio do Saturno, em Farroupilha.

Controlando o jogo, a Cortiana abriu o marcador com Xoxo, logo no início da partida. O empate de Horizontina veio com Rafael Almeida, de grande atuação. No final da etapa, a Cortiana chegou ao segundo gol com Bebeto. O terceiro gol veio logo em seguida, marcado por Valdin.

No segundo tempo, o time de Farroupilha acumulou chances de gol perdidas e cometeu muitas faltas. O limite de 5 infrações estourou na metade da etapa. Maicky desperdiçou um gol incrível, no contra-ataque, Rafael Ameida fez o segundo gol de Horizontina. Na sequência, o próprio Maicky cometeu falta desnecessária na quadra de ataque. A sexta falta deu o tiro livre direto para Horizontina. Na cobrança, o goleiro Bazílio, que havia entrado especialmente para o lance, defendeu o chute de Felipe e salvou o time da casa. O próprio Felipe foi expulso logo em seguida. Com um a mais, a Cortiana chegou ao gol da vitória com Valdin. Depois, foi só administrar e comemorar com o torcedor a vitória que deixa o time com 13 pontos, na 5ª colocação, a três pontos do líder, mas com três jogos a menos. Horizontina já não pode dizer que sempre vence a Cortiana. Depois do jogo de hoje, o tabu foi por terra e faz parte do passado.

A Cortiana volta a jogar na segunda-feira diante da ASSAF, na estréia do gauchão. Pela Liga, o time farroupilhense volta a jogar na quinta-feira, dia 10, diante do Petrópolis, também em Farroupilha.

LIGA NACIONAL DE FUTSAL

05/O4/08 GINÁSIO DO SATURNO (FARROUPILHA/RS)


CORTIANA/UCS/AFF 4 X 2 HORIZONTINA

Arbitragem: Cesar Augusto Kniphoff e Carlos Cesar Quaresma. Cartões Amarelos: Bebeto, Fernandinho e Ricardinho(AFF); Felipe e Sakai (H)
Cartão Vermelho: Felipe (H)
GOLS: Valdin (2), Bebeto e Xoxo; Rafael Almeida (2).

CORTIANA/UCS/AFF: Bagé; Ricardinho, Xoxo, Valdin e Maicky; Bazílio, índio, Fernandinho, Caio, Tatão. Técnico: Vander Iacovino.
HORIZONTINA: Baranha; Sakai, Felipe, Rafael Almeida e André; Dyego, Paulinho, Duda, Marcelinho. Técnico: Marquinhos Xavier.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sábado para patrolar a John Deere no Saturnão


Chegou a hora. Um verão depois, CORTIANA/UCS/AFF e John Deere se reencontram na quadra, para um duelo que promete ser inesquecível. Entalado na garanta do torcedor da serra gaúcha, o time de Horizontina chega a Farroupilha falando em tabu para superar o favoritismo da CORTIANA, enquanto que o time farroupilhense aposta no apoio do torcedor para suplantar a soberba do atual tri campeão gaúcho.

Os jogadores e a comissão técnica negam, mas uma vitória neste sábado diante de Horizontina traria um sabor de vingança para o grupo da CORTIANA. Depois de ser eliminado do gauchão em 2006 e de perder a final em 2007, o time da serra quer superar o tabu, proclamado com orguho pelos dirigentes e torcedores do clube horizontinense. Além disso, uma vitória neste sábado coloca a AFF bem perto dos líderes da Liga Nacional de Futsal e deixa Horizontina fora até da zona de classificação.

As últimas passagens da CORTIANA por Horizontina foram traumáticas. Além das derrotas, a delegação tem enfrentado problemas com a segurança. Em 2006, o clube precisou contratar um serviço especial de segurança para poder jogar a semi-final. Protegidos em quadra, os serranos sofrem fora dela. A imprensa que acompanha o time não guarda boas lembranças da cidade. Em 2006, a Rádio Caxias foi impedida de transmitir a partida, por determinação da direção do clube local. Um repórter da emissora, na época, chegou a ser alvo de cusparadas e de arremessos de líquidos não-identificados. Sem falar das provocações verbais e ameaças que tiram a tranquilidade do trabalho dos profissionais, fato que não é comum nos demais ginásios gaúchos.

As peças do xadrez farroupilhese para a batalha estão postas ao tabuleiro. Índio volta, mas Ricardinho pode ser mantido entre os titulares. O ala Caio, contratado recentemente, pode estreiar. Mesmo debilitado por uma virose, Bebeto deve jogar. Maicky (foto), o artilhero da Liga, está confirmado entre os titulares. Valdin sente o tornozelo, mas também deve ir para o sacrifício. O goleiro Bagé é outro que está confirmado entre os titulares. O sexto jogador também já está convocado, o torcedor da AFF, que no final do ano passado se uniu à CORTIANA/UCS na traumática final do gauchão.

O jogo deste sábado começa às 7 da noite, no Ginásio do Saturno, em Caravaggio. Os ingressos custam 10 reais. Crianças não pagam. César Augusto Kniphoff e Carlos César Quaresma apitam. A Rádio Miriam AM 1160 transmite. A revanche está lançada.

Brasil parte pra cima do Estrela, em busca da classificação antecipada


O Brasil de Farroupilha está pronto para a partida que pode significar classificação antecipada para a segunda fase do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. O trabalho coletivo da tarde desta sexta-feira definiu o time que sai jogando diante de Estrela, no domingo.

A grande novidade será a estréia de Lima, no comando de ataque. O atleta se apresentou na sexta-feira, já treinou e sai jogando no domingo. Ele substitui ao centro-avante Vilson, que está suspenso. Jean assume a vaga na defesa, ao lado de Sidney. O time terá: Rodrigo Rocha; Rogerinho, Jean, Sidney e Edinho; Odair, Rogério Patrola, Sandro Fraga e Diógenes; Geison e Lima.

O torcedor poderá ver o Brasil em dose dupla no Estádio das Castanheiras, no domingo. O jogo preliminar, ao meio dia e meia, será entre Brasil e Estrela, pelo gauchão de juniores. Após, acontece a partida entre s os time profissionais, a partir das 3 horas. Os ingressos custam 10 reais. Mulheres e crianças não pagam. A Rádio Miriam AM 1160 transmite a partida de fundo, que terá arbitragem de Ademir Zullianello.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Brasil finaliza preparativos para enfrentar o Estrela


O técnico Nairo Pivatto comandou um trabalho técnico na tarde desta quinta-feira. Foi o penúltimo trabalho mais forte do Brasil, antes do jogo de domingo, diante do Estrela, pelo Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. Nesta sexta-feira, acontece o treinamento coletivo apronto, que encaminha o time para a partida que pode consolidar a classificação do time de Farroupilha para a segunda fase da competição.

Nesta sexta-feira, o centro-avente Lima deve se apresentar no Estádio das Castanheiras. O ex-jogador do Caxias e do Veranópolis pode jogar no domingo, uma vez que o tituar Vilson está suspenso. Porém, Ederson, que treinou durante toda a semana entre os titulares, também briga pela vaga no ataque, ao lado de Geison.

A nota triste da semana foi o gramado do Estádio das Castanheiras. Ele foi vítima de um ataque surpreendente de uma praga chamada “Pérola da Terra”, que costuma destruir parreirais. O inseto provocou enormes prejuízos à qualidade do campo. Porém, a direção já prepara o trabalho de reabilitação, que deve durar em torno de 15 dias.

Ala Bebeto se recupera e pode enfrentar o Horizontina pela Liga


A quinta-feira foi de boas notícias para o torcedor da CORTIANA-UCS-AFF. O ala Bebeto se recuperou de uma virose e treinou. Apesar de ainda estar debilitado, ele deve participar do jogo de sábado, diante do Horizontina Futsal, pela Liga Nacional. Outra boa notícia pode ser a presença do ala Caio, recém contratado junto ao futsal paulista. A direção toma as últimas providências para viabilizar a situação legal de jogo do atleta junto à Confederação brasileira de futsal.

O grupo de jogadores não fala em revanche, mas nos bastidores se percebe que é muito grande a vontade de vencer ao Horizontina, time que por dois anos seguidos tirou da Cortiana o sonho de conquistar o gauchão. A Comissão Técnica prefere focar a motivação do grupo para a partida no fato de que uma vitória significa tranquilidade para o time farroupilhense, que além de vencer um adversário direto, ainda se aproxiaria dos líderes da competição.

A arbitragem para o jogo de sábado já está definida. Será de César Augusto Kniphoff e Carlos César Quaresma. Os ingressos para a partida estão à venda ao preço de 10 reais. O torcedor que for ao Ginásio do Saturno no sábado, poderá perceber que foram demarcados os lugares nas arquibancadas, através de uma numeração. As mudanças atendem a uma exigência da Brigada Militar e do Estatuto do Torcedor.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ala Bebeto é a dúvida da AFF para enfrentar Horizontina

Debilitado por uma virose, o ala Bebeto não treinou nesta quarta-feira e se constitui na única dúvida da CORTIANA/UCS/AFF para o jogo deste sábado, diante do Horizontina Futsal. Por outro lado, o técnico Vander Iacovino já poderá contar com o ala Caio, que faz sua estréia pelo time farroupilhense.

Além de Bebeto, Índio e Feio também sentiram os efeitos da virose, mas não com tanta gravidade. O ala Valdin se recupera de uma torção no tornozelo. A princípio, ele não será problema para o jogo do final de semana. O goleiro Feio teve uma distensão na panturrilha da perna direita e deve ficar de fora dos treinamentos por pelo menos duas semanas.

A CORTIANA/UCS/AFF se prepara para uma maratona de jogos. No sábado, pega Horizontina pela Liga. Na segunda-feira, dia 7, estréia no gauchão contra a ASSAF, em Farroupilha. Já no dia 10, enfrenta o Petrópolis pela Liga, também em Farroupilha.

Brasil/FA anuncia contratação do centro-avante Lima

O Brasil de Farroupilha anunciou nesta quarta-feira a contratação do centro-avante Lima. O jogador disputou o Campeonato Gaúcho de 2008 pelo Veranópolis. Lima também já jogou no Caxias e no América de Natal. Ele chega na quinta-feira e já deve estrear no domingo, diante do Estrela.

Nesta quarta, o técnico Nairo Pivatto comandou o primeiro trabalho coletivo (foto) da semana. A novidade foi a presença de Sidney como zagueiro, ao lado de Gean. Éderson entrou no ataque, no lugar de Vilson, que está suspenso. O destaque do treinamento foi o recém contratado Anderson. Apesar de ainda não estar nas melhores condições físicas, ele fez grandes jogadas pela lateral direita, no time reserva. A equipe titular teve: Rodrigo Rocha; Rogerinho, Gean, Sidney e Edinho; Odair, Rogério Patrola, Diógenes e Sandro Fraga; Geison e Éderson. Se vencer ao Estrela, o Brasil já confirma a classificação antecipada para a segunda fase.

O time júnior do Brasil volta a jogar pelo gauchão da categoria no próximo domingo, ao meio dia e meia, na preliminar do jogo do time profissional. O adversário será o Estrela. No primeiro jogo, o time farroupilhense goleou o Caxias por 4 a 0, fora de casa. A novidade do time para este jogo será o meia Alan, recém chegado de Santa Catarina. O atleta veio por indicação de Paulo César Carpeggianni.

terça-feira, 1 de abril de 2008

CORTIANA/UCS/AFF se prepara para a revanche contra Horizontina e direção convoca o torcedor

A CORTIANA/UCS/AFF intensifica os trabalhos visando o jogo do próximo sábado diante do Horizontina Futsal, pela Liga Nacional. A partida tem gosto de revanche, uma vez que o adversário venceu a final do gauchão de 2007 e eliminou a CORTIANA/UCS em 2006.

Depois de golear o Joinville no final de semana, o grupo se reapresentou na segunda-feira e fez um trabalho físico/regenerativo na UCS, em Caxias. Nesta terça, o técnico Vander Iacovino já comandou um trabalho técnico. A novidade do treino foi a presença do novo contratado. O ala Caio (foto), que veio do futsal paulista, já trabalhou com o grupo. Para o jogo de sábado, o time poderá contar com o retorno do fixo Índio, que cumpriu suspensão de três partidas, pela expulsão em Minas Gerais. Porém, Ricardinho, de grandes atuações nos últimos jogos, pode aparecer entre os titulares. A indefinição pode permanecer até momentos antes do jogo.

A direção da Cortiana Esportes está fazendo uma promoção para facilitar a presença dos torcedores em todas as partidas da equipe em casa, no mês de abril. O torcedor pode comprar antecipadamente os ingressos para os cinco jogos que a equipe terá no Ginásio do Saturno durante o mês, pagando o valor de quatro. Ou seja, cinco ingressos podem ser adquiridos pelo preço de quatro, quarenta reais. O desconto é de 20%. Os interessados podem adquirir o “pacote” nos seguintes locais: Lancheria Marmentini, em frente à Praça da Matriz; Imagem Cabeleireiros, Rua Independência, 506, Centro; Banca de Frutas Pomidori, Bairro 1º de Maio; Bar Autino Beria, ao lado da Impacto Motos; E também nos dias de jogos no Ginásio do Saturno.

Brasil/FA retoma os treinamentos e começa a pensar no Estrela

O grupo de jogadores do Brasil de Farroupilha se reapresentou na tarde desta terça-feira. Assim que chegaram, os jogadores foram convocados para uma reunião com o técnico Nairo Pivatto. Na pauta das discussões, a avaliação do empate em 1 a 1 com o Aimoré, em São Leopoldo. Depois, os atletas trabalharam fisicamente, sob comando do preparador físico Jean de Oliveira.
O Brasil se prepara para enfrentar o Estrela, no próximo domingo, nas Castanheiras. Uma vitória nesta partida classifica o time para a segunda fase antecipadamente. O zagueiro Mano ainda sente a lesão no tornozelo e deve ficar de fora. Tiago Martins e Vilson, suspensos, também não jogam. Por outro lado, Sidney está de volta. Ele deve ser colocado como zagueiro, ao lado de Gean.

Os novos contratados trabalharam normalmente hoje com o grupo. O lateral direito Anderson, o zagueiro Inácio e o meia João Cléber podem ficar à disposição em breve. Enquanto o time trabalha, a direção segue à procura de reforços. Até três jogadores podem ser anunciados para a segunda fase da segundona.