segunda-feira, 3 de novembro de 2008

FLÁVIO CORTIANA RECEBE TÍTULO MÉRITO ESPORTIVO DO ANO

O presidente e gestor da AFF e principal patrocinador da SERC Brasil, Sr. Flávio Daniel Cortiana, recebe nesta terça-feira o Título Mérito Esportivo do Ano. A distinção é concedida pela Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha. A premiação acontece em Sessão Solene, que começa às 18h no Plenário do Poder Legislativo Municipal. A proposta de lei que regulamenta a premiação é de autoria do vereador Antonio Chiele.

Segue o perfil do homenageado com o Título Mérito Esportivo do Ano:



FLÁVIO CORTIANA


Um dos maiores incentivadores da história do esporte farroupilhense. Não seria exagero definir desta forma Flávio Daniel Cortiana. Do alto de seus 44 anos, resplandecem os cabelos grisalhos na mesma intensidade com que se repetem os comentários quanto à simplicidade e o bom caráter deste homem que conquistou o que planejava e que quis dividir os louros da vitória pessoal com a comunidade que o formou. Essa sincronia entre conquista e gratidão deu à Farroupilha algo que ficará guardado na memória e na história de muitos que fazem da cidade, seu aconchego.

Flávio Cortiana nasceu em 28 de Abril de 1964, no município de Bento Gonçalves. Em 1971, aos 7 anos de idade, acompanha a família em uma nova jornada e se torna “farroupilhense de coração e de alma”. A formação primária no Grupo Escolar Carlos Fetter daria a Flávio um coração e um jeito farroupilhense de ser. Ousaria o destino ironizar que da mesma escola, pudesse avistar-se um dos maiores motivos das lutas de Flávio anos mais tarde, o Estádio das Castanheiras e a SERC Brasil.

O destino seria ainda mais sugestivo ao colocar Flávio Cortiana no Colégio São Tiago para ali realizar sua formação secundária. Isto porque, o estabelecimento de ensino fica exatamente ao lado do Parque que sedia o Estádio do clube ao qual Flávio viria a dedicar sua vida em tempos vindouros.

Junto com a formação escolar, Flávio aprendia os caminhos da bola. Tanto que chegaria a defender alguns dos tradicionais times do futebol amador da cidade. O centro-médio Flávio Cortiana já dava mostras nos gramados da cidade de que como jogador poderia ser um bom dirigente.


A Constituição de um Sonho

O ano de 1990 determinaria situações importantes para a vida de Flávio Daniel Cortiana. Nos Estados Unidos se ouvia uma nova tendência musical. O grunge tomava as paradas da Billboard. No Brasil, Airton Senna carregava o heroísmo há tanto esperado por um povo carente de referências. A década de 90 começava junto com a Cortiana Plásticos.

O já longínquo 1º de Março de 1990 marcaria a criação da empresa que viria a ser a maior fornecedora de móveis plásticos institucionais, de linha branca, garrafeiras e materiais de merchandising de cervejarias do Brasil.

A Cortiana começou produzindo brindes. Assim se desenvolveu até 1997, quando importou e implantou a tecnologia de impressão “UV”. Em 2003, são iniciados os trabalhos de Injeção Plástica. Esses diferenciais fariam da Cortiana a empresa líder do ramo no país.

Hoje, a Cortiana Plásticos tem três unidades fabris. A unidade de Farroupilha produz Banners e faixas; Em São Valentin do Sul/RS, se fabricam os móveis e em Camaçari/BA são fabricados móveis e garrafeiras.

A Cortiana Plásticos lidera o mercado no Brasil, exporta para diversos países, em especial do continente Americano e emprega cerca de 370 colaboradores.



A Cortiana acelera em Farroupilha


O envolvimento da Cortiana com o esporte de Farroupilha começa em 2003. A empresa investe no patrocínio do piloto Farroupilhense João Campos. Com o apoio da Cortiana, Campos conquista o tri-campeonato brasileiro de Pickup-Racing. A parceria ainda renderia o tetra-campeonato nacional, em 2004, e o penta, em 2005.


Das pitas para a bola

O projeto esportivo da Cortiana ainda cresceria. O passo seguinte seria o Futsal. Em ascensão no país, de forma especial no Estado do Rio Grande do Sul, o esporte oferecia boas oportunidades para uma colaboração mais direta à comunidade. No mesmo instante, a Cortiana investe no futebol de campo. O compromisso com Farroupilha faz com que a Cortiana direcione seus investimentos também à SERC Brasil.

Em 2004, Flávio Cortiana torna-se o principal patrocinador da Associação Farroupilhense de Futsal (AFF) e da SERC Brasil. O investimento na AFF garante ao clube o vice-campeonato estadual da Série Bronze e o tão sonhado acesso à Série Prata. No Brasil, o investimento da Cortiana rende a chegada à fase decisiva do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão daquele ano.


Farroupilha para o Brasil

Em 2006, a Cortiana dá seu maior passo em termos de apoio ao esporte de Farroupilha. Flávio Cortiana compra e cede para a AFF, uma vaga na Liga Nacional de Futsal, maior competição interclubes do mundo. No mesmo ano, Flávio torna-se o principal investidor e torna viável a conclusão do monumental Ginásio da Associação de Desportos do Saturno.

A obra, concluída no período recorde de 48 dias, é aclamada como uma das melhores do país na modalidade. O Ginásio tem capacidade para 5 mil pessoas e é considerado um dos mais modernos do Brasil e da América Latina.

A inauguração do Ginásio do Saturno acontece no dia 31 de Março de 2006, em um amistoso entre a Cortiana/AFF e o Clube Nacional, do Uruguai. No dia 3 de Abril do mesmo ano, a Cortiana/AFF estréia na Liga Nacional, diante do Macaé/RJ. Desta forma, a Cortiana assumia a gestão do clube para a competição.

O fato, inédito para Farroupilha, causou repercussão nacional. A Cortiana/AFF chegou até a segunda fase da competição, conquista que era rara para equipes estreantes e também para aquelas mais antigas da região.

Ainda em 2006, a Cortiana/AFF disputa a seletiva para a Taça Brasil, em Erechim/RS, em parceria com o clube Candangos, do Distrito Federal.


A circunstâncias criam uma nova etapa


Após a disputa da Liga, alguns dos diretores da AFF acabam afastando Flávio Cortiana do clube. Apesar disso, ele continua sendo o principal patrocinador da equipe até o final daquele ano.

Antes, porém, Flávio estabelece parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que anunciava o fechamento do projeto esportivo no Futsal. É criada, então a partir de agosto de 2007, a Cortiana/UCS.

Mandando os jogos em Caxias do Sul, a Cortiana/UCS atinge às semifinais do Estadual Profissional e a conquista do Campeonato Gaúcho SUB20, logo no primeiro semestre de existência.


“O bom filho...”

No ano de 2007, Flávio reassume a Presidência e a gestão da AFF por um período de 6 anos, impedindo que o clube encontre seu final. É criado em paralelo um segundo projeto chamado naquele momento de AFF/Brasil. Em paralelo à Cortiana/UCS, o time de Farroupilha conquista o vice-campeonato da Série Ouro/Prata. No mesmo ano, a Cortiana/UCS chega ao vice-campeonato da Série Ouro do Estadual, em uma disputa que somente se decidiria na prorrogação.

Também em 2007, a Cortiana/UCS conquista o título do torneio de Rio do Sul/SC, do torneio Pré-Liga, em Caxias do Sul, o vice-campeonato Brasileiro da Taça Brasil SUB20, disputado no Estado do Pará, além do título da zonal Sul da Taça Brasil SUB20, disputado em Canoas/RS.



Fusão para a história

Em 2008, ocorre a fusão dos dois projetos e se estabelece a CORTIANA/UCS/AFF. A equipe conquista a melhor colocação do esporte farroupilhense em uma competição do futsal nacional e termina a Liga Nacional de 2008 na terceira colocação, sendo eliminada somente pelo time campeão, a Malwee, de Jaraguá do Sul, que detém em seu elenco, dentre outros, os craques do futsal mundial Falcão e Lenísio.

Atualmente, a CORTIANA/UCS/AFF é líder isolada do Estadual de Futsal da Série Ouro, tendo garantido a melhor campanha dentre todos os participantes do certame no último sábado, quando venceu a ACBF, de Carlos Barbosa, no clássico entre as cidades vizinhas.


A Cortiana/UCS/AFF tem dois atletas convocados recentemente para a seleção brasileira de Futsal. Valdin e Álisson fazem parte do grupo principal e SUB20 do selecionado brasileiro, respectivamente.

Em épocas passadas, outros atletas da Cortiana também já foram lembrados para a seleção. São os casos de Jonathan e César Paulo, por exemplo. O elenco da Cortiana/UCS/AFF ainda conta com vários jogadores que já passaram pela seleção. São os casos de Bagé, Índio, Fernandinho, Caio, Bebeto e Maicky, dentre outros.

A Cortiana/AFF também mantém escolinhas de competição nas categorias SUB9, SUB11, SUB13, SUB15, SUB17 E SUB20. Todas disputam campeonatos em nível regional e estadual. O time SUB20 é semifinalista do Estadual e forte postulante ao título, tendo perdido apenas uma partida durante todo o ano de 2008.


Cortiana retorna ao Brasil


No segundo semestre de 2007, Flávio Cortiana assume o patrocínio da SERC Brasil por um período de 10 anos. Logo no primeiro campeonato, o Brasil atinge o 9º lugar na Copa Paulo Rogério Amoretty.

No início de 2008, a Cortiana viabiliza as reformas de toda a estrutura interna do Estádio das Castanheiras, remodelando concentração, alojamentos, vestiários, Departamento Médico e Academia.

O Brasil termina a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de 2008 na 4ª colocação, dentre 26 participantes.

Atualmente, o Brasil disputa a Copa Lupi Martins. O time está classificado para a 2ª fase da competição e enfrenta o Spot Club Internacional, disputando vaga nas quartas-de-final.

Em parceria com a UCS, o Brasil, graças ao patrocínio da Cortiana, mantém categorias de base que abrangem as categorias SUB13, SUB15, SUB17 E SUB20, todas disputando competições em nível estadual.




Núcleos

A Cortiana mantém um projeto social nos bairros de Farroupilha. Os “núcleos” da CORTIANA/AFF beneficiam mais de 400 crianças e adolescentes na periferia da cidade. São oferecidas atividades esportivas e recreativas para meninos e meninas no turno inverso ao da escola em quatro locais distintos da zona urbana do município.


Dados Gerais


Flávio Daniel Cortiana é casado com Eroniva Cortiana. É pai de Juliano, de 21 anos, e Jéssica, de 14 anos. É presidente da AFF e principal patrocinador da SERC Brasil, de Farroupilha. Ganhador do troféu empreendedor de 2003, Flávio e a Cortiana trabalham na consolidação e execução do planejamento traçado em conjunto com a BSB Sports, de São Paulo, para a gestão e desenvolvimento da AFF e da SERC Brasil. Atualmente, mais de trezentas pessoas trabalham diretamente no Projeto Esportivo da Cortiana.

Nenhum comentário: